Coletivo de Negras e Negros da Fenajud atualiza Plano de Lutas e define próximos passos para 2026
sexta-feira, 28/11/25 17:33
O Coletivo de Negras e Negros da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizou, nesta quinta-feira (27), uma reunião para atualizar suas diretrizes e organizar o planejamento político para o próximo ano. O encontro, realizado por meio de videoconferência, reforçou o compromisso da Federação com o enfrentamento ao racismo e a promoção da equidade racial no Judiciário.
Durante a reunião, foi apresentada e aprovada a atualização do Plano de Lutas do Coletivo, que agora incorpora os pontos deliberados no último encontro nacional, realizado no Rio de Janeiro. O documento renovado orientará as ações da Fenajud e dos sindicatos filiados no próximo período.
Outro ponto importante debatido foi o processo de escolha da nova comissão de coordenação do Coletivo, que assumirá em 2026. A eleição ocorrerá ao final de janeiro, e, até lá, os representantes dos sindicatos farão debates internos para definir quem poderá se candidatar.
No início do próximo ano, será realizada uma reunião específica para detalhar os passos necessários à execução do Plano de Lutas, garantindo que as ações aprovadas sejam implementadas de forma organizada e efetiva.
Por fim, foi encaminhada a necessidade de realizar um momento de alinhamento entre as assessorias jurídicas da Federação e dos sindicatos com o Coletivo, buscando fortalecer a atuação conjunta nas pautas de cotas raciais e comissões de heteroidentificação, temas estratégicos na luta por igualdade racial no Judiciário.
Fonte: Fenajud




