DIREITO DA CATEGORIA

DATA-BASE É LEI E PRECISA SER CUMPRIDA PELO PRESIDENTE DO TJMG

sexta-feira, 22/03/24 17:54 Imagem com fundo texturizado amarelo, sob o mesmo se vê o escrito "Data-base é lei!" em letras maiúsculas na cor branca com contornos vermelhos.

A Lei Estadual 18.909/2010, conhecida como Lei da Data-Base, é um dos marcos mais importantes na trajetória de lutas dos servidores do Judiciário mineiro e um verdadeiro patrimônio da categoria. O direito foi conquistado após muita negociação, mobilização e pressão por parte da base e de seus representantes: SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS/MG. Por isso, a postura do atual presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, que descumpre a legislação e impõe uma redução salarial aos trabalhadores, vem gerando grande revolta.

Nessa quarta-feira, dia 20 de março, após uma reunião da Mesa de Negociações na qual os representantes da Presidência do TJMG alegaram que não havia segurança financeira no momento para enviar o projeto de lei da Data-Base 2023 ao Legislativo, as servidoras e os servidores foram surpreendidos com um comunicado do próprio presidente José Arthur Filho informando sobre correção de valores de bolsa estágio e auxílio-transporte para estagiários, reajuste de valores de diárias de viagem e novos pagamentos de férias-prêmio para magistrados.

O teor da mensagem passou a sensação de que a recomposição inflacionária dos servidores não é prioridade da atual gestão, motivo pelo qual aumentou a revolta na categoria e causou grande incômodo nas lideranças sindicais.

“As servidoras e os servidores dedicam-se diariamente à missão de garantir o acesso à Justiça para todos, inclusive fazendo com que o TJMG figure de forma recorrente no topo dos rankings de desempenho do Conselho Nacional de Justiça. Por isso, é inadmissível que, em troca de seu árduo trabalho, recebam apenas descaso e incerteza quanto aos seus direitos. O comunicado interno que foi divulgado coloca o presidente do TJMG na obrigação de apresentar nas próximas semanas não somente a proposta para a Data-Base 2023, mas também a da Data-Base 2024. Vale lembrar que o próprio presidente José Arthur Filho já afirmou que não encerraria a sua gestão devendo direitos aos servidores. Portanto, para não sair devendo ao servidor, o magistrado tem o dever de pagar as duas Datas-Bases”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Diante desse contexto, os Sindicatos vão dialogar com as suas bases no intuito de intensificar as mobilizações em torno da luta pelas recomposições inflacionárias e por outros direitos que ainda seguem pendentes.

“A Lei da Data-Base não surgiu do nada e tampouco foi ‘concedida’ pelo Tribunal de Justiça, muito pelo contrário, ela é fruto da luta coletiva das servidoras e dos servidores que estavam cansados de verem os seus vencimentos corroídos pelos efeitos da inflação. Agora, estamos no momento de lutar para que o atual presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, cumpra com a sua obrigação em relação às Datas-Bases 2023 e 2024”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Defesa da Lei da Data-Base é uma luta permanente

A Lei 18.909/2010 foi conquistada após anos de mobilizações que incluíram negociações, protestos e até greves. A legislação passou então a garantir a revisão geral anual dos vencimentos, buscando impedir que o poder de compra das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro seja corroído pela inflação.

A conquista da Lei da Data-Base começou ainda em 2009 e foi sendo construída pelos Sindicatos arduamente durante meses, até que a legislação foi aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionada pelo governador em 31 de maio de 2010. Assim, com o direito garantido, imediatamente teve início outra luta para que a Administração do TJMG efetivasse a Data-Base 2010, recompondo a inflação do ano anterior. Desde então, a categoria passou a ter um instrumento legal de pressão, mas que precisa ser defendido a cada ano.

O principal benefício da Lei da Data-Base é que ela impede que as perdas inflacionárias se acumulem ao longo do tempo. Desse modo, um presidente do TJMG não pode “pular” a Data-Base de determinado ano. Assim, o índice inflacionário fica registrado como pendente e os Sindicatos têm meios para cobrar a recomposição da Administração do Tribunal.

É por isso que, no cenário atual de atraso na recomposição das perdas inflacionárias, tornou-se imperativo que o presidente do TJMG edite o projeto de lei já contemplando o índice da Data-Base 2023 e também a projeção do índice da Data-Base 2024, que vence em 1º de maio. Essa é a reivindicação dos Sindicatos.

“A Lei da Data-Base é uma grande conquista, mas que precisa ser defendida por meio da luta e do engajamento da categoria todos os anos. Esse direito sempre vai demandar negociação, mobilização e até paralisações nos casos mais extremos, mas não vamos abrir mão dele. Data-Base é lei e deve ser cumprida por todos os presidentes do TJMG”, reforça Alexandre Pires.

Diante dos resultados da última Mesa de Negociações e também do anúncio do presidente do TJMG, os Sindicatos já estão alinhando as novas ações de luta em defesa das Datas-Bases 2023 e 2024. Acompanhe as mídias das entidades e marque presença nas próximas mobilizações.

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Notícias relacionadas

SINDICATOS EM AÇÃO ATO DURANTE A MESA DE NEGOCIAÇÕES INICIA SÉRIE DE MOBILIZAÇÕES PELA DATA-BASE quarta-feira, 20/03/24 18:47 “A presença das servidoras e dos servidores nesta quarta-feira, dia 20 de março, na porta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi muito importante e teve reflexos na Mesa de Negociações, pois os representantes da Administração viram a ... leia mais
Foto diurna da fachada do TJMG, com aplicação de um selo escrito "Data-Base" e uma mão levantada para cima com os punhos fechados, simbolizando luta.
DATA-BASE JÁ! RECEITAS EM ALTA CONTRADIZEM O TJMG, QUE INSISTE EM DESRESPEITAR OS SEUS SERVIDORES terça-feira, 19/03/24 17:20 Mesmo com o orçamento de 2024 tendo margem para a implementação da Data-Base 2023 e com as receitas do estado apresentando desempenho acima do projetado nos dois primeiros meses deste ano, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A arte convida o público a garantir ingresso para o Ciclo de Debates – Direitos das Pessoas com Deficiência, sobre direitos e inclusão. Não fique de fora Garanta já o seu ingresso para o Ciclo de Debates sobre direitos e inclusão que acontece na próxima 3ªF. sexta-feira, 18/09/26 19:04 O SINJUS-MG reforça o chamado às servidoras e aos servidores do Judiciário para participarem, ...
CINEFEM “VOLVER” INSPIRA DEBATE SOBRE CUMPLICIDADE ENTRE MULHERES sexta-feira, 18/09/26 17:38 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG realizou mais uma edição do CineFem, na ...
Imagem em tons escuros de verde e preto, com textura granulada. À esquerda, aparece em destaque a frase “Chega de cultura do atraso”, em letras verdes e roxas, acompanhada de setas apontando para a esquerda. À direita, há um calendário de mesa aberto com árias folhas de calendário que parecem se soltar e voar, com números visíveis, reforçando a ideia de passagem do tempo e de atrasos acumulados. DESCASO SINJUS lança “atrasômetro” para denunciar a Cultura do Atraso do TJMG quarta-feira, 16/09/26 19:03 O SINJUS-MG está intensificando a mobilização contra a institucionalização de atrasos nas demandas das ...

Convênios

ver mais
Eleve-se | Estética e Bem-Estar Clínicas de Estética Boa Viagem . Belo Horizonte (31) 97140-1060 20% ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Top Fale conosco