DESRESPEITO

DIREITOS DOS IDOSOS NO BRASIL AINDA SÃO NEGLIGENCIADOS

segunda-feira, 02/10/23 19:33 Imagem com uma mulher idosa com semblante de luta, segurando um megafone em suas mãos, na frente de um fundo azul.

A população idosa brasileira está crescendo visivelmente nos últimos anos, mas a preocupação com os direitos desse grupo não acompanha esse crescimento. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que, em 2030, no Brasil, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Isso prova que a condução dos serviços sociais e das políticas públicas de proteção a essa parcela da sociedade precisa ser tratada com mais seriedade e atenção, o que ainda é um desafio no País. Desse modo, o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, deve ser uma data para reforçar essa luta.

No período da pandemia de covid-19, por fazerem parte do grupo de risco, os idosos tiveram que mudar suas rotinas, aderindo à quarentena. Contudo, a nova realidade de isolamento social adotada na época, cujo objetivo era mantê-los a salvo, desencadeou outros problemas: o aumento de violência contra essas pessoas em casa e o abandono familiar. Desde então, o aumento de denúncias também cresceu, segundo um levantamento feito pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Os resultados da pesquisa apontam que houve um aumento de 37% nos casos de violência denunciados no primeiro semestre de 2023, em comparação com o segundo semestre de 2020.

Esse crescente cenário exige que a legislação brasileira seja aprimorada, criando novas normas ou reformulando as leis existentes para que atendam às necessidades dos idosos. Um exemplo de regulamentação que visa coibir e punir mais severamente aqueles que praticam os crimes de abandono de incapaz e de maus-tratos é o Projeto de Lei (PL) n. 4.626/2020 que propõe o aumento de pena para essas violações. O projeto ainda está em tramitação e aguarda aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

“Como agente social, o SINJUS-MG também se empenha pelos direitos e pela proteção das pessoas idosas. Por meio do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, o NAP, discutimos esses temas e tiramos pautas de lutas para serem travadas no TJ, na Assembleia Legislativa e até no Congresso Nacional. Também promovemos atividades que possam contribuir para a melhoria desse cenário e para garantir um futuro justo e respeitoso para aqueles que tanto contribuíram para o serviço público e para o Brasil”, afirma a diretora do NAP, Janaína Barbosa.

SINJUS NA LUTA PELOS DIREITOS DOS APOSENTADOS

Desde que foi fundado, o SINJUS vem atuando de forma incisiva na luta contra as reformas previdenciárias e outras medidas que impactam diretamente os direitos dos idosos. Em várias oportunidades, a atuação conjunta com outras entidades e com a sociedade, possibilitou que retrocessos fossem barrados ou minimizados nos âmbitos estadual e federal.

Neste momento, o SINJUS está empenhado na luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n. 555/2006, que visa extinguir, de forma escalonada, a cobrança previdenciária dos servidores aposentados de todo o país.

No último Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público, realizado em março de 2023, promovido pela Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), da qual o SINJUS faz parte, também aproveitou o espaço e reforçou a necessidade de atuação conjunta das entidades pela aprovação da PEC no Congresso Nacional. 

CONHEÇA O NAP

O Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS foi criado para defender os interesses dos filiados aposentados e pensionistas do TJMG e o do TJMMG, além de promover atividades visando ao seu bem-estar. Todo mês é realizada uma reunião com os integrantes, com palestras ministradas por profissionais qualificados que debatem diversos temas, como acessibilidade, direitos sociais, formas de melhorar a saúde física, mental e espiritual, direitos previdenciários, garantias do Estatuto do Idoso, entre outros.

O Núcleo também é um espaço para obter informações e tirar dúvidas sobre os direitos e as ações que estão em andamento no Tribunal. Além disso, os filiados têm acesso a atendimentos jurídico e psicológico gratuitos.

O SINJUS entende que defender os direitos sociais dos idosos, além de ser um dever de todos, é um compromisso com o próprio futuro. Por isso, se você presenciar qualquer situação de violência contra pessoas idosas ou descumprimento de direitos, não se cale. Disque 100 e denuncie!

Com informações do Senado e do Governo Federal

Notícias relacionadas

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em reunião com dirigentes sindicais, entre eles os diretores do SINJUS Wagner Ferreira, Felipe Rodrigues e Alexandre Gomes.
PEC 555/2006 SINJUS SE REÚNE COM MINISTRO DA PREVIDÊNCIA E DEFENDE O FIM DA CONTRIBUIÇÃO DE APOSENTADOS quarta-feira, 28/06/23 19:12 Nessa terça-feira, dia 27 de junho, dirigentes do SINJUS-MG retornaram a Brasília para se reunir com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em busca de apoio para a tramitação e aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006 ... leia mais
SAÚDE MENTAL IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA FOI TEMA DA REUNIÃO DO NAP quarta-feira, 23/08/23 11:04 Falar sobre saúde mental e algumas formas de mantê-la em dia nunca foi tão importante. Segundo um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, e de Harvard, nos Estados Unidos, 50% da população desenvolverá um distúrbio de saúde mental ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco