ALINHAMENTO

GT DO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL SE REÚNE E DEFINE AÇÕES

quarta-feira, 25/05/22 18:06 Foto de uma mesa de reunião retangular onde estão sentados de lado a lado os membros que compõem o Grupo de Trabalho do Assédio Moral e Sexual no TJMG.

O Grupo de Trabalho (GT) criado para regulamentar a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniu nesta quarta-feira, 25 de maio, para definir uma agenda de ações. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, que integra o GT. Também participaram representantes do Serjusmig, do Sindojus e do Tribunal.

Vale lembrar que a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevista na Resolução 351. A criação da Comissão já foi cobrada pelo SINJUS, por meio do Núcleo das Mulheres, por mais de uma vez.

A Resolução estabelece diretrizes para que os tribunais coíbam a prática como a realização de uma Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual. No Judiciário mineiro, as ações da Semana começam nesta sexta-feira, 27 de maio, com uma live promovida pelo TJ, às 17h, com o tema: Ate aonde minha voz alcança – Os impactos do assedio moral na vida do sujeito. As inscrições e demais informações, sobre transmissão, podem ser acessadas na página da EJEF.

No cronograma está prevista ainda uma roda de conversa com os membros do GT para discutir ações de enfrentamento ao assédio. O encontro será no dia 31, às 10h, na sala de reuniões da Vice-Presidência, na unidade Afonso Pena.

Durante a reunião desta quarta, também ficou definido que os representantes do TJ vão elaborar uma minuta baseada na Resolução 351 do CNJ e remeter aos membros do grupo de trabalho, bem como às entidades sindicais para manifestações. O documento vai regulamentar a política de enfrentamento ao assédio e à discriminação com abertura de canal de escuta e de acolhimento no Tribunal.

“Existe uma herança cultural que também é visível nas relações de trabalho. O assédio precisa ser prevenido e combatido nos tribunais. O debate sobre o assunto se faz necessário com magistrados, magistradas, servidores e servidoras”, pontua Alexandre Pires.

Servidor, fique atento ao nosso site e acompanhe essa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em um cenário sombrio, um homem branco de proporção gigantesca, vestido socialmente, grita em um megafone com um grupo de 3 pessoas minúsculas. À frente desta cena, há um letreiro inserido digitalmente com a mensagem " Assédio Moral: Não se cale! Denuncie!"
NÃO SE CALE! MAIORIA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO JÁ SOFREU ASSÉDIO MORAL segunda-feira, 02/05/22 18:38 Foto: Depositphotos O assédio moral continua sendo uma preocupante realidade no âmbito do Judiciário. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizado em todo o País, 59,3% dos servidores que responderam à pesquisa já sofreram assédio ou discriminação. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco