O dia 8 de Março é uma data de luta a ser destacada no calendário. Dois acontecimentos significativos marcaram esse dia: um deles começou em 1909, quando as mulheres socialistas norte-americanas organizaram o primeiro Dia da Mulher da história, no qual exigiram direitos políticos para as trabalhadoras. Alguns anos depois, um protesto das mulheres operárias de São Petersburgo, em 1917, desencadeou a Revolução que daria início à União Soviética. Essa manifestação viria a mudar o nome da cidade, para Petrogrado, e modificar também toda a história mundial.

Já a internacionalização da data aconteceu em 1911, a partir da Alemanha e da Áustria. Os homens ficaram em casa, cuidando das crianças, enquanto as trabalhadoras realizaram imensas manifestações nas ruas. A escolha do dia 8 de março como marco de celebração, entretanto, deu-se apenas em 1913.

Mais de um século de lutas, portanto, durante o qual as mulheres conseguiram expressivas vitórias e conquistaram direitos. Porém, a luta hoje se faz até, talvez, mais necessária do que nos anos anteriores. O Dia Internacional das Mulheres é uma data de destaque para que mulheres trabalhadoras possam levar às ruas toda a indignação, exigindo o respeito aos direitos conquistados, tais como aposentadoria e sufrágio universal.

Aqui no SINJUS-MG, fazemos questão de nos referirmos à data no plural, uma vez que acreditamos na diversidade do conceito deste gênero. Ou seja, o próprio conceito no singular já é um limitador cultural, que se atém a um estereótipo específico do gênero, o que é inadequado a nós mulheres, que somos tão diversas.