NA ALMG

SINDICATOS GARANTEM APOIO DO PRESIDENTE DA CCJ NA TRAMITAÇÃO DA DATA-BASE 2025

terça-feira, 03/03/26 18:41 A imagem registra a reunião na ALMG entre dirigentes do SINJUS, SERJUSMIG e SINDSEMP/MG e o parlamentar Doorgal Andrada, reforçando a cobrança por celeridade na análise do projeto da Data-Base 2025.

Na tarde desta terça-feira, 3 de março, dirigentes do SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDSEMP/MG estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para reforçar a cobrança por celeridade na tramitação dos projetos de Data-Base 2025 dos servidores do Judiciário e do Ministério Público. A reunião foi realizada com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Doorgal Andrada (PRD), e é mais um passo das entidades na ofensiva pela aprovação da recomposição inflacionária das categorias.

O encontro foi solicitado pelo SINJUS com o objetivo de garantir prioridade na análise do Projeto de Lei 4.966/2025, que trata da Data-Base 2025 das servidoras e dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Durante a reunião, o deputado Doorgal Andrada reafirmou seu empenho pessoal com a tramitação prioritária da matéria e informou que o PL 4.966/2025 deve ser pautado assim que terminarem as discussões na Casa em torno da indicação do novo conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).  Assim, a previsão é de que o PL dos servidores do TJMG seja pautado ainda neste mês de março na CCJ.

O parlamentar destacou ainda que pretende marcar uma reunião específica da Comissão para deliberar sobre os projetos de Data-Base do TJMG, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado, sem inclusão de outros itens na pauta. A medida visa facilitar a apreciação e votação dos textos, evitando que outras proposições atrasem o andamento das matérias.

“O presidente da CCJ demonstrou sensibilidade com a pauta dos servidores e deixou claro que há vontade política de avançar. A sinalização é animadora, mas é necessário que ela se concretize na ação de pautar e aprovar rapidamente o Projeto de Lei da Data-Base 2025 na Comissão. Por isso, não podemos abaixar a guarda e continuaremos trabalhando para articular e pressionar os parlamentares diariamente na ALMG. Os servidores também devem continuar a pressão nas redes sociais”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Articulação além da CCJ

Além disso, Doorgal Andrada se comprometeu a realizar interlocução direta com os membros da CCJ e também com os das outras duas comissões pelas quais os projetos deverão tramitar. O objetivo será alinhar previamente as datas das reuniões e reduzir o intervalo entre as etapas regimentais.

Para o SINJUS, o posicionamento do presidente da CCJ também é resultado do empenho de servidores que atenderam à convocação do Sindicato na semana passada e encaminharam mensagens nas redes sociais e no e-mail do deputado Doorgal Andrada.  

“A presença conjunta do SINJUS, SERJUSMIG e SINDSEMP/MG e as manifestações da categoria nos canais de comunicação com os parlamentares aumentam o peso político das nossas demandas e demonstram ao Legislativo que a base está organizada em torno da Data-Base 2025”, complementa Felipe Rodrigues.

Atuação permanente

A reunião desta terça-feira integra uma agenda mais ampla de articulação política conduzida pelo SINJUS desde o início do ano no Legislativo. Diretores do Sindicato estão dialogando com lideranças partidárias para assegurar um ambiente favorável à aprovação do projeto.

Acompanhe as nossas mídias para ficar por dentro de cada etapa da luta pela Data-Base 2025 e para fortalecer a mobilização em defesa dos direitos da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o parlamentar Doorgal Andrada na presidência da Comissão, falando ao microfone. Há ainda um selo com o punho erguido e a frase “Data-Base 2025 – Eu não abro mão!”, reforçando o tom de pressão e mobilização da categoria pela aprovação do projeto.
PRESSÃO PELA DATA-BASE Junte-se ao SINJUS na cobrança por urgência para o PL da Data-Base 2025 na CCJ quinta-feira, 26/02/26 19:13 O SINJUS-MG intensificou, nesta semana, a cobrança ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Doorgal Andrada (PRD), para que seja pautado, com urgência, o Projeto de Lei 4.966/2025, que ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala com participantes sentados em formato de roda, acompanhando a apresentação de duas facilitadoras à frente, com apoio de projeção e banner do NAP/SINJUS-MG. Em primeiro plano, quatro mulheres sorriem para a foto, segurando os materiais disponibilizados no evento. O texto em destaque informa que o Encontro do NAP abordou o tema da respiração consciente, e anuncia uma mentoria exclusiva, reforçando a iniciativa do NAP voltada à saúde emocional, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal dos filiados. Bem-estar Encontro do NAP aborda respiração consciente e anuncia mentoria exclusiva terça-feira, 03/03/26 18:05 Buscando sempre melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem traz três figuras humanas de papel, em cores diferentes, de mãos dadas, simbolizando diversidade racial. A primeira figura humana é de papel marrom, por baixo dela está uma figura em papel branco, a segunda figura é marrom e a terceira é bege claro. A imagem alerta para possíveis fraudes nas regras de fiscalização das candidaturas vinculadas às cotas raciais. Conteúdo textual: Eleições 2026 - Minuta do TSE ignora verificação racial obrigatória e coloca em risco política de cotas eleitorais. Eleições 2026 Minuta do TSE ignora verificação racial obrigatória e coloca em risco política de cotas eleitorais terça-feira, 03/03/26 12:16 A proposta inicial das normas que regulamentarão as eleições de 2026, apresentada pelo Tribunal ...
Arte com selo de “Urgente” no topo, informa no texto central que "sindicatos cobram nova reunião do GT de oito horas". A imagem mostra uma sala de reunião desfocada ao fundo e, em destaque, um relógio marcando as horas, simbolizando o tema da jornada de trabalho. URGENTE SINDICATOS COBRAM NOVA REUNIÃO DO GT DE OITO HORAS segunda-feira, 02/03/26 17:24 Buscando uma construção equilibrada e participativa, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG encaminharam, ...

Convênios

ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco