MESA DE NEGOCIAÇÕES

SINDICATOS REÚNEM COM TJMG ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES

quarta-feira, 27/04/22 17:42 Em uma sala de reuniões estão assentados em uma grande mesa de madeira 5 homens de pele clara utilizando máscaras e vestindo roupa social.

Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de abril, ocorreu uma nova rodada da mesa permanente de negociações entre o SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS-MG e a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A mesa deu continuidade às reuniões anteriores, trazendo temas de relevância aos servidores e às servidoras.

Em véspera de vencimento da Data-Base 2022, no próximo dia 1º de maio, a direção do Tribunal informou que o assunto está em tramitação interna e se comprometeu a detalhar o estágio no andamento antes da próxima reunião, em maio. Tão logo seja indicado o índice oficial da Data-Base 2022, os sindicatos atualizarão o valor, que será apresentado ao TJMG.

Os sindicatos reforçaram o pedido realizado anteriormente ao presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, reiterando que seja garantido o envio do Projeto de Lei da Data-Base 2022 à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ainda na atual gestão.

O mesmo compromisso foi cobrado acerca da publicação do edital de novo concurso. Buscando garantir qualidade de trabalho aos servidores ativos e do serviço à população mineira, os sindicatos atuam para que o concurso saia quanto antes, e ainda na gestão de Gilson Lemes.

Com relação ao pagamento das férias suspensas, a administração do TJMG informou que não há definição. No entanto, os sindicatos solicitaram empenho da atual gestão para garantir a remuneração antes do termino da atual gestão.

Reforçando Ofício Conjunto n. 3/2022, enviado ao Tribunal em fevereiro, as entidades solicitaram informações, também antes da próxima reunião, sobre o andamento da elaboração de um projeto de lei a ser enviado à ALMG para alteração do artigo 4º da Lei Estadual n. 23.173/2018, garantindo ao TJMG autonomia na definição dos valores dos Auxílios-Saúde e Transporte com percentuais acima da inflação.

Por fim, os sindicatos solicitaram que o Presidente Gilson Lemes intervenha junto ao Senado, a fim de que se dê uma tramitação ágil ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 04/2022. O Projeto prevê que o período entre maio de 2020 e dezembro de 2021 integre a contagem do tempo aquisitivo para direitos como quinquênio, férias-prêmio e outros.

Inclusive, nessa terça-feira, dia 26 de abril, o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wagner Ferreira, e o assessor jurídico do SINJUS, Sérgio Santos Rodrigues, estiverem reunidos em Brasília com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em busca de apoio pela aprovação do PLP 4/2022. Clique aqui e saiba mais.

Estiveram presentes na reunião da Mesa de Negociações com o TJMG o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, o 1º vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha. Pelo Tribunal, participaram o secretário especial da Presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

Eleições no Tribunal

A reunião de negociação ocorre a dois dias da realização das eleições no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para o período de 2022 a 2024. Serão definidos o presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, terceiro vice-presidente, corregedor-geral de Justiça e vice-corregedor-geral de Justiça.

Nos últimos dias, o SINJUS publicou entrevistas exclusivas com três dos quatro candidatos à Presidência questionando-os sobre temas de interesse da categoria. Confira os posicionamentos da desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro e dos desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e José Afrânio Vilela.

O pleito ocorrerá em sessão especial do Tribunal Pleno, na próxima sexta-feira, 29, a partir de 9h. Na ocasião, também serão escolhidos os novos integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura.

A Mesa de Negociação com os Sindicatos terá reuniões em 25 de maio e 22 de junho, ainda na vigência da gestão do presidente Gilson Lemes.

Notícias relacionadas

LUTA INTENSIFICADA PLP 4/22: DIRIGENTES DO SINJUS SE REÚNEM COM RODRIGO PACHECO quarta-feira, 27/04/22 09:22 O SINJUS-MG intensificou, nesta semana, a luta para que os direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, relacionados ao tempo de serviço, como quinquênios e férias-prêmio sejam restabelecidos. O coordenador-geral do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães, durante reunião com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. CONVENÇÃO 151 SINJUS MARCA PRESENÇA NO ATO DE ASSINATURA DO PL QUE PREVÊ NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SERVIÇO PÚBLICO quinta-feira, 16/04/26 18:23 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, nessa quarta-feira, dia 15 ...
Imagem acessível: A imagem mostra o ambiente interno na Sede do SINJUS-MG, com várias pessoas sentadas em cadeiras, com as mãos levantadas em sinal de votação; à frente, dois dirigentes do sindicato estão próximos a uma mesa e a um telão com a identidade do SINJUS-MG, conduzindo a reunião. No topo da imagem, aparece a versal “Transparência” e, sobre a imagem, o texto em destaque diz: “AGO aprova contas de 2025 e previsão orçamentária para 2026”. Transparência AGO aprova contas de 2025 e previsão orçamentária para 2026 quinta-feira, 16/04/26 17:28 As filiadas e os filiados do SINJUS-MG aprovaram, por unanimidade, nesta quinta-feira, 16 de ...
Desenvolvimento SINJUS-MG reforça unidade da classe trabalhadora em ato nacional e entrega de pauta ao governo federal quinta-feira, 16/04/26 17:13 O SINJUS-MG, representado pelo diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes, participou do lançamento ...

Convênios

ver mais
Eleve-se | Estética e Bem-Estar Clínicas de Estética Boa Viagem . Belo Horizonte (31) 97140-1060 20% ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Top Fale conosco