ÓRGÃO ESPECIAL

TJMG APROVA TRÊS IMPORTANTES PAUTAS PARA OS SERVIDORES

quarta-feira, 29/09/21 18:46 Imagem aberta do auditório do TJMG enquadrando as desembargadoras e os desembargadores membros do Órgão que estão sentados em formação semicircular, lado a lado. As paredes e o carpete do local são em tom marrom e os magistrados usam togas na cor preta.

Em sessão realizada nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aprovou três importantes demandas da categoria, são elas: a regulamentação do teletrabalho, a ampliação do número de vagas na Promoção Vertical 2019 e a simplificação do processo para a solicitação do Auxílio-creche. As medidas que vão beneficiar as servidoras e os servidores são resultado da atuação do SINJUS-MG e dos demais sindicatos.

O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, acompanharam a sessão que aprovou os três pleitos. Após sucessivos adiamentos, enfim, a minuta de resolução que vai promover a regulamentação do teletrabalho no Judiciário mineiro foi aprovada pelo colegiado. Para saber detalhes das regras, clique aqui e assista à Live SINJUS #22.

Outro item da pauta do OE que estava em negociação e que teve uma decisão hoje foi o Auxílio-creche. Diante da dificuldade encontrada por alguns servidores nos processos de solicitação do benefício, os sindicatos conseguiram que o Tribunal de Justiça promovesse a simplificação dos trâmites. A previsão é de que as novas regras sejam publicadas na próxima edição do Diário Judiciário Eletrônico (DJe).

Ainda sobre o Auxílio-creche, vale destacar que o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, já se comprometeu a atualizar os valores do benefício a partir de janeiro de 2022. Dessa forma, esse segundo compromisso segue sendo tratado na mesa de negociação com a Administração do Tribunal (clique aqui e saiba mais).

Aumento no número de vagas da PV 2019

Outra importante conquista pavimentada pela forte atuação dos sindicatos e que tem resultados concretos agora é em relação ao aumento do número de vagas para a Promoção Vertical de 2019. Durante a tramitação do projeto de lei para a unificação das carreiras, em novembro de 2019, o SINJUS lutou para evitar que a fixação de limites de servidores por classe tivesse como consequência o congelamento das carreiras.

Após a articulação com parlamentares aliados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em especial a deputada Beatriz Cerqueira (PT), foi incluído na lei um dispositivo que permite ao TJMG aumentar em 25% o número de servidores por classes por meio de resolução própria, sem a necessidade de alteração na legislação (clique aqui e saiba mais).

Mais recentemente, em julho deste ano, também com o apoio deputada petista, o SINJUS conseguiu aprovar uma nova emenda em um projeto de lei do Tribunal e elevar esse percentual para até 50%, afastando ainda mais o risco de os servidores ficarem estagnados na carreira por falta de vagas na PV (clique aqui e saiba mais).

Foi justamente esse instrumento o utilizado agora pelo Órgão Especial para aumentar o número de vagas na PV 2019. A proposta foi anunciada pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, nesta manhã em suas mídias sociais.

“A luta contra o congelamento das carreiras foi arduamente travada pelo SINJUS e demais sindicatos. Agora, esse esforço está se traduzindo em benefícios práticos e diretos para a categoria. Isso demonstra a importância das entidades sindicais, que garantem vitórias tanto no âmbito do Tribunal de Justiça como também junto a outros Poderes, neste caso, no Legislativo estadual”, ressalta Alexandre Pires.

Durante a sessão do OE, o desembargador Tiago Pinto destacou que havia requisitado aos departamentos técnicos estudos sobre a viabilidade de elevação no número de vagas da PV. Segundo o magistrado, como há disponibilidade financeira, a proposta foi apresentada. A resolução que permite o aumento no número de vagas foi aprovada por unanimidade do colegiado.

Assim como as demais, essa minuta de resolução que acrescenta 25 vagas para a primeira instância e em três vagas para segunda instância ao certame da PV 2019 deve ser publicada no próximo DJe.  O Sindicato irá analisar todas as mudanças e implicações das três minutas de resolução. Elas serão explicadas aos servidores e às servidoras na live desta quinta-feira, dia 30 de setembro, às 19h, no nosso canal do YouTube. Inscreva-se agora e ative o sininho para ser notificado assim que a transmissão começar.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

PL 2308 APROVADO EMENDA DOS SINDICATOS AMPLIA VAGAS NA PV quarta-feira, 14/07/21 20:05 O Projeto de Lei 2308/2020 foi aprovado em segundo turno no Plenário da Assembleia Legislativa (ALMG), nesta quarta-feira, 14 de julho. Ao texto foi incorporada emenda articulada pelo SINJUS-MG e pelo Serjusmig que reduziu o risco de haver redução ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...
Na imagem estão os últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com um letreiro vermelho onde está escrito TJMG em branco. Ao fundo, estão uma parte da Serra do Curral com vegetação verde e edifícios vizinhos ao Tribunal. Conteúdo textual: ATUALIZAÇÃO - Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível. ATUALIZAÇÃO Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível segunda-feira, 22/04/24 12:21 Servidores da ativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já podem realizar ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco