DATA-BASE X SALÁRIO MÍNIMO

TJMG IGNORA DATA-BASE; SERVIDOR PERDE PODER DE COMPRA

quarta-feira, 13/01/21 18:10

Você deve ter visto que o SINJUS-MG começou a semana falando brevemente sobre as lutas que 2021 reserva aos servidores, como o não cumprimento da Data-Base, as consequências de uma Proposta Orçamentária confeccionada unilateralmente pelo Tribunal, as manobras da Lei Orçamentária Anual (LOA) e as reformas em âmbito estadual e nacional.

Nesta quarta (13), o Sindicato traz ao seu conhecimento um estudo produzido pelo assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e consultor econômico do SINJUS e SERJUSMIG, Thiago Rodarte, que demonstra como a valorização e o reconhecimento das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro estão sendo cada vez mais minados pela Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Rodarte analisou o poder de compra dos servidores em comparação com o salário mínimo nos últimos 21 anos. O estudo leva em conta os PJs 28 e 42, que são os de ingresso nas carreiras de nível médio e superior, respectivamente.

Em janeiro de 2000, os vencimentos dos servidores do PJ 28 correspondiam a cerca de 7 salários mínimos. Quem estava posicionado no PJ 42 recebia em torno de 11. Já agora, em janeiro de 2021, a remuneração dos servidores do PJ 28 não chega a três salários mínimos e a de quem está no PJ 42, é de pouco mais de quatro salários. Ou seja, o poder de compra da categoria diminuiu muito ao longo dos anos.

Um dado que chama atenção é o dos vencimentos dos PJs em janeiro de 2010. Em comparação com o mesmo mês no ano de 2000, a remuneração dos servidores caiu consideravelmente em relação ao salário mínimo. Mas, quando comparados a janeiro de 2021, os valores já são maiores. Essa melhora nos vencimentos pode ser explicada por uma grande conquista dos servidores, fruto de uma greve histórica: a Lei da Data-Base (Lei 18.909/2010), que garantiu o direito à reposição em 1º de maio.

A importância da Data-Base é tão grande que, sem essa garantia e nenhum outro reajuste, a remuneração dos servidores do PJ 28 seria de R$ 1.931,88, não chegando a dois salários mínimos e a dos servidores no PJ 42 seria de R$3.025,40 – menor que três salários mínimos.

Perigo à vista

Vale lembrar que a Proposta Orçamentária do TJ é enviada sem que seja conhecido o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. Se o valor previsto é menor do que o real, o Tribunal deve procurar saídas para garantir o direito dos servidores – o que não acontece.

Desde a implementação da Lei 18.909, a maioria dos índices de Data-Base propostos pelo TJ foram concedidos abaixo da inflação. Ao não implementar a Revisão Geral 2020, a atual Gestão agravou a situação, fazendo com que as perdas da categoria cheguem à marca de 13,06% (maio/14 a dez/20) e o poder de compra do servidor seja cada vez menor.

Em menos de quatro meses, a Data-Base 2021 também irá vencer e o SINJUS-MG prevê um cenário desastroso, caso o TJMG siga com a postura de não abrir o diálogo com os Sindicatos. A falta de transparência em relação ao Orçamento 2021 é outro ponto que preocupa a entidade. Como a Administração impediu a participação dos Sindicatos na elaboração e na apresentação da Proposta Orçamentária, não é possível saber sequer se existe dotação orçamentária para esse direito.

Mesmo com o direito garantido por Lei, a categoria sempre precisou lutar pela Data-Base. E neste ano não será diferente. O que muda é a mobilização, que vai precisar ser muito maior. “Já começamos o ano com muitas lutas pela frente. Vamos precisar remar contra a maré de retirada de direitos imposta pelo Tribunal. Não aceitaremos o sepultamento da Data-Base nem o congelamento da carreira”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Fique atento às nossas mídias: durante o mês de janeiro, você vai ler várias reportagens detalhando as lutas do ano de 2021.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

DESAFIOS 2021 PEDE UMA LUTA INTENSA segunda-feira, 11/01/21 12:55 Data-Base atrasada, carreira congelada, redução de vagas na Promoção Vertical, extinção de cargos efetivos, reformas que retiram direitos… o que não faltam são motivos para fazer a luta dos servidores do Judiciário mineiro ser ainda mais intensa este ano. ... leia mais
ALMG APROVADOS CARGOS DE DESEMBARGADOR E BENEFÍCIOS sexta-feira, 18/12/20 17:38 Enquanto os servidores estão com os seus direitos atrasados, como a Promoção Vertical e a Data-Base de 2020, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai aumentar a remuneração dos magistrados. De acordo com o Projeto de Lei Complementar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco