SORORIDADE

UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS DO NÚCLEO DAS MULHERES

terça-feira, 04/05/21 19:56

Neste mês de maio, o Núcleo das Mulheres SINJUS-MG comemora um ano, e já são vários os projetos de sucesso e muitas histórias de transformação, superação e afirmação envolvendo as integrantes. Criado para ser um espaço de fala e de escuta, o grupo está se fortalecendo a cada dia graças à força dessas mulheres guerreiras que são representantes da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

De acordo com a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio, iniciar um projeto desse porte em plena pandemia foi um desafio muito grande. “O nosso grupo nasceu para levantar importantes bandeiras, como a igualdade de gênero e o respeito às mulheres, mas também para ser espaço de aprendizagem, de reflexão, de desenvolvimento conjunto e de novas amizades. Realizamos várias ações neste primeiro ano, todas muito bem avaliadas. Isso nos fortaleceu e temos certeza de que o Núcleo das Mulheres estará ainda mais atuante daqui para frente”, afirma Cristiane Sampaio.

A primeira luta foi em busca de segurança para as servidoras do Judiciário mineiro que estavam sendo escaladas para trabalharem presencialmente no início da pandemia da Covid-19. Ofícios foram enviados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais pedindo a adoção de medidas de prevenção nas unidades e também prioridade no trabalho remoto para as servidoras e os servidores responsáveis por crianças em idade escolar.

Outra importante atuação do Núcleo das Mulheres (NM) é quanto ao acolhimento e recebimento de denúncias, entre elas as de assédio no trabalho. Segundo Cristiane Sampaio, diante do espaço aberto e receptivo, algumas filiadas se sentiram seguras para relatar o problema e foram encaminhadas para o atendimento especializado da Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS, que oferece suporte com psicóloga, advogado e dirigentes do Sindicato.

Núcleo promove a conscientização cidadã

Uma das missões do Núcleo das Mulheres é de promover conhecimento e troca de experiências entre as integrantes. As inciativas buscam sempre provocar reflexões sobre a sociedade e sobre violências e preconceitos que sofrem as mulheres.

Para a servidora aposentada Sidnéia Amélia Simões, a decisão do SINJUS de criar o Núcleo das Mulheres ajuda a amadurecer o debate em torno do feminismo e do machismo. “Esses são temas e conceitos que sempre precisam ser debatidos. É importante a mulher olhar e escutar a outra. Assim, podemos nos fortalecer, e o Núcleo propicia isso”.

A filiada também acompanha os cursos, palestras e lives e fez questão de destacar o nível da qualidade dos profissionais convidados. “Minha mensagem para quem ainda não faz parte é: Vale a pena”, reforça Sidnéia.

O Círculo do Livro é um dos projetos idealizados para provocar reflexões e tem sido um sucesso entre as participantes.  Para Letícia Simões, a inciativa é importante porque possibilita a troca de conhecimentos e ajuda a desenvolver uma visão mais crítica.

“Algumas integrantes já possuíam uma maior bagagem política e a interação permite ao grupo crescer junto. Foi muito importante saber que tem mulheres focadas em promover mudanças. Todas nós devemos nos mobilizar para alterar esse cenário de desigualdade”, ressalta Letícia Simões. A filiada completa ainda que a diversidade do Núcleo é um ponto-chave para o sucesso de iniciativa, pois temas como respeito às minorias e à comunidade LGBT estão sempre em pauta.

Interações se transformam em amizades

Uma história comum a todas as filiadas é a de que o Núcleo das Mulheres tem sido um importante meio para interagir, socializar e fazer novas amizades, mesmo neste período de distanciamento social devido à pandemia. Um dos exemplos é da Valéria Toledo Couto Carvalho que participa de todas as iniciativas.

A integrante passou a fazer parte do Núcleo das Mulheres logo no começo. Valéria conta que antes da pandemia só conhecia os colegas do seu cartório no TJMG e que agora passou a ter mais amizades.

“Eu me sinto incluída e vejo as mulheres cada vez mais unidas. Conversamos como se tivéssemos anos de convivência. Uma sempre ajuda a outra. Participo de todas as sessões da Terapia em Grupo. Eu cheguei a abrir coisas que tenho receio de falar para a minha família. Eu me sinto segura e à vontade. A melhor coisa que fiz foi entrar no Núcleo”, relata Valéria.

A servidora também destacou que os minicursos e as parcerias com profissionais de várias áreas são um grande diferencial. Valéria conta que vai aprender a andar de bicicleta em breve, que começou a fazer dieta com as orientações da colega Regina Urias e que Juliana Boy, outra integrante do Núcleo, já auxiliou a sua filha em um processo de coaching.

Projeto Poderosas mostra histórias de superação

Uma das ações mais marcantes no primeiro ano do Núcleo das Mulheres foi o Projeto Poderosas, em parceria com o fotógrafo Alexandre Rust. O objetivo foi revelar não só a beleza estética de mulheres que venceram ou lutam contra o câncer, mas também a força e a determinação que elas carregam dentro de si.

Cristiane Sampaio lembra que foi um evento emocionante, com histórias inspiradoras de mulheres e até de uma poderosinha de 7 anos, filha de uma servidora filiada ao SINJUS. “Seguimos todos os protocolos de segurança e conseguimos compartilhar desse momento com nossas guerreiras. Foi muito emocionante. É um projeto que vai continuar e teremos nova edição neste ano”, adianta a coordenadora do Núcleo.

Aniversário do Núcleo das Mulheres será comemorado com happy hour

No dia 7 de maio, às 19h30, acontece o happy hour online de comemoração ao primeiro ano do Núcleo das Mulheres SINJUS. O encontro será em clima descontraído, e as integrantes estão convidadas a abrilhantar a ocasião mostrando um talento, seja cantando uma música, mostrando um desenho ou pintura, contando uma história ou apresentando qualquer outro dom. Inclusive, a filiada Sidnéia, que é poetisa e escritora, já confirmou presença.

Para se apresentar durante o happy hour, faça a sua inscrição entrando em contato, de segunda a sexta, das 8h às 18h, com a Keli (assessora dos Núcleos do SINJUS) pelo telefone (31) 99240-1023 ou com a Cristiane Sampaio (coordenadora do NM) pelo telefone (31) 98428-5484 até esta quarta-feira, dia 5 de maio.

“O Núcleo da Mulher é um espaço aberto e nossas filiadas serão sempre muito bem acolhidas. Por isso, reforço o convite a todas”, complementa Cristiane Sampaio.

SE VOCÊ AINDA NÃO É INTEGRANTE, FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES DO SINJUS!

Notícias relacionadas

HAPPY HOUR MOSTRE SEU TALENTO NO NIVER DO NÚCLEO DAS MULHERES sexta-feira, 30/04/21 17:15 No dia 7 de maio, às 19h30, acontece o happy hour online de comemoração ao primeiro ano do Núcleo das Mulheres SINJUS-MG e queremos que você, nossa filiada, seja a protagonista. No encontro, vamos abrir espaço para que as ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
#ImagemAcessível: Imagem aérea de Brasília onde se vê o Congresso Nacional no centro da imagem e os ministérios de cada lado. CENÁRIO REFORMA ADMINISTRATIVA TEM CHANCES MÉDIAS NA CÂMARA E BAIXAS NO SENADO sexta-feira, 15/10/21 20:15 Foto: Commons Polêmica e criticada pela maioria das organizações ligadas ao funcionalismo público, a ...
Crianças e Livros: um encontro especial do SINJUS-MG sexta-feira, 15/10/21 09:03 Confira nossa live especial de Dia das Crianças. Tivemos contação de histórias, brincadeiras e ...
#ImagemAcessível: Montagem com fundo azul. Do lado esquerdo está o desenho de uma mão amarela segurando um saco de dinheiro. Do lado direito está a foto do advogado especialista em direito previdenciário, Abelardo Sapucaia: homem branco com olhos claros, calvo, vestindo terno preto com camisa branca e gravata rosa. Acima da foto está a logomarca do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS. Abaixo se encontra a logomarca da plataforma Google Meet. Conteúdo textual: Reforma da Previdência, 19 de outubro, terça-feira, às quinze dezesseis horas. APÓS REFORMA  REUNIÃO DO NAP VAI DETALHAR MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA  quinta-feira, 14/10/21 19:13 Na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, às 16h, o Núcleo de Aposentados e ...
Top Fale conosco