BALANÇO

DESAFIOS MARCAM PRIMEIRO ANO DE GESTÃO NO SINJUS

terça-feira, 04/05/21 19:44

A pandemia de Covid-19 continua exigindo adaptação de todos nós. No início da crise, em meados de fevereiro de 2020, a crise sanitária ainda não demonstrava sua extensão, mas o SINJUS-MG precisou se preparar para o imprevisível. Os desafios começaram em meio às eleições para a Diretoria e para o Conselho Fiscal da entidade, que tiveram que ocorrer de forma virtual pela primeira vez. A nova gestão, que vai representar os servidores até 2023, completa, nesta terça-feira, 4 de maio, um ano à frente dos trabalhos. Um período rico em relação aos projetos desenvolvidos e tomado por lutas intensas.

As mudanças começaram quando a Junta Eleitoral do SINJUS deliberou por suspender as Eleições Sindicais para o triênio 2020-2023, previstas para o dia 31 de março de 2020. A decisão levou em conta a pandemia do novo coronavírus e as medidas de prevenção adotadas pelos órgãos de saúde e pelos governos. Em abril, a Junta decidiu que a votação seria online, por meio de assembleia. Respeitando os protocolos de isolamento social, o processo eleitoral democrático garantiu a ampla participação dos filiados, o sigilo dos votos, a isonomia dos candidatos e a segurança de todo pleito, no dia 17 de abril. A Chapa “Unificar e lutar para conquistar” tomou posse na sede do SINJUS, no dia 4 de maio, em um formato inédito: sem a presença dos servidores, sem abraços, todos de máscara e respeitando a distância entre os diretores.

Proteção e saúde 

Uma das preocupações iniciais da nova gestão era garantir a proteção de todos os servidores, estagiários e terceirizados durante a pandemia de Covid-19. Diante do grave risco de contágio, o Sindicato passou a defender e a cobrar a suspensão do atendimento presencial no TJMG e no TJMMG.

Paralelo a isso, o SINJUS atuou em outras frentes para tentar minimizar os riscos de quem tinha sido escalado para o Plantão Extraordinário presencial. Por meio de ofícios, o Sindicato cobrou do Tribunal o uso de equipamentos e materiais adequados para higienização e contenção da disseminação do coronavírus, a suspensão de viagens de servidores e das audiências presenciais, o respeito ao rodízio nos setores, a realização de testes para detecção do vírus e de medição de temperatura na entrada dos prédios, a inclusão de grupos de risco no homeoffice, a transparência sobre casos e mortes no TJ, além de outras questões.

“Muitas dessas solicitações resultaram em medidas efetivas que ajudaram a preservar a saúde da categoria. O canal direto com os servidores, que encaminhavam denúncias sobre o ambiente de trabalho, também foi fundamental para que o SINJUS fiscalizasse de perto situações irregulares e cobrasse uma solução do TJMG”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira.

Os atendimentos presenciais na sede do Sindicato foram suspensos, mas as filiadas e os filiados puderam continuar contando com o apoio e suporte integrais pelos canais de atendimento virtuais. Para facilitar o acesso dos servidores aos serviços oferecidos, como as assessorias jurídica e previdenciária, o SINJUS disponibilizou números de celulares e WhatsApp, além de consultas online, como é o caso do atendimento psicológico e do nutricional. Nesse período, também foram firmadas cerca de 40 novas parcerias com benefícios para os servidores, seus dependentes e familiares.

“Inicialmente fechamos um pacote emergencial de convênios de saúde para combate à pandemia com descontos especiais em parceiros como a Drogaria Araujo e o Laboratório Hermes Pardini. De lá para cá, fomos buscando outros convênios para atender às novas demandas dos servidores e, mais recentemente, pudemos realizar para os filiados e filiadas a primeira campanha de vacinação gratuita contra a gripe. Não estamos medindo esforços para garantir o bem-estar dos nossos associados”, afirma a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro. 

Luta e mobilização 

A necessidade de manter o distanciamento trouxe desafios para as lutas no Judiciário, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, mas não cessou a mobilização da categoria muito menos as articulações do SINJUS. Um dos destaques vai para a luta contra a Reforma da Previdência em Minas Gerais. “Nossa atuação foi importante para reduzir os danos na Previdência dos servidores estaduais mineiros e impedir retrocessos. Contribuímos na construção de emendas que foram apresentadas por deputados aliados e acatadas pelo relator da proposta e conseguimos apoio de parlamentares que emitiram pareces favoráveis às categorias”, explica o coordenador-geral, Alexandre Pires.

No âmbito do Tribunal, o SINJUS segue firme, cobrando da Presidência o respeito aos direitos da categoria, como a Data-Base e a Promoção Vertical. Entre os avanços conquistados, mesmo com o diálogo ainda restrito na atual gestão, em relação à Pauta de Reivindicações da categoria, estão a atualização dos valores dos Auxílios-Saúde e Transporte, a nomeação dos aprovados no concurso de 2017, além do início das discussões sobre a regulamentação do teletrabalho, prevista na Resolução 227/2016 do CNJ.

A articulação do SINJUS também foi imprescindível no Congresso no que diz respeito à Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, que estabelecia mecanismos mais rígidos de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários, mas trazia prejuízos para os servidores públicos e para a população. “Em um trabalho conjunto com os partidos de oposição, foi possível travar a pauta, ganhar tempo e garantir o fatiamento da proposta. Tiramos de discussão o congelamento das carreiras e a redução em 25% de salários e jornadas, além da desvinculação dos valores mínimos a serem investidos em Saúde e Educação”, completa Alexandre.

O Sindicato segue atuante tanto na ALMG, contra a Reforma Administrativa estadual (PEC 57/2020) e a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, quanto no Congresso, contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), integrando o Movimento a Serviço do Brasil.

SINJUS está sempre presente

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia e pela necessidade de distanciamento social, o SINJUS investiu em soluções inovadoras para se manter sempre presente na vida das filiadas e dos filiados. Uma ação de muito sucesso foi o Distancial Dining do SINJUS-MG, uma alternativa à tardicional Festa de Fim de Ano

O jantar à distância, em tempo real, reuniu virtualmente as filiadas e os filiados sorteados, que puderam preparar pratos sob a orientação do chef italiano Massimo Battaglini, do Club do Chef. Os contemplados receberam o kit com ingredientes em casa e puderam compartilhar desse saboroso momento com os seus familiares. “Foi um projeto ousado e uma experiência nova. Até hoje, filiadas e filiados fazem questão de lembrar e elogiar essa nossa iniciativa”, ressalta Alexandre Pires.

Formação e informação

Em relação à mobilização, outra ação que se destaca é a “Live do SINJUS”. As transmissões são realizadas toda semana no canal do YouTube, sempre com temas e convidados diferentes. “ É um espaço de formação sindical, para que os servidores estejam sempre bem informados sobre as lutas de interesse e possam tirar dúvidas. Em qualquer batalha, a gente sabe que o resultado se deve muito à força da categoria e uma categoria só é forte quando sabe os riscos que enfrenta e se mobiliza”, afirma o diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo.

A forma de se comunicar também precisou de adaptações. “O site do SINJUS sempre foi o principal canal de comunicação com os nossos filiados, mas sentimos uma necessidade de estar mais perto, de informar mais. Assim, reformulamos algumas estratégias, passando a produzir mais notícias e postagens nas redes sociais e reforçando os comunicados importantes também pelo WhatsApp, além de estrearmos um canal no Telegram”, pontua o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes.

Equilíbrio e cuidado

O compromisso do SINJUS vai além de defender os direitos e garantir o bem-estar dos filiados, passa também pela confiança. Nesse primeiro ano de mandato, o resultado financeiro da nova gestão foi o maior superávit da história do Sindicato. Com o quadro de funcionários em homeoffice e a suspensão dos atendimentos presenciais na sede, a entidade teve uma grande economia, podendo direcionar os recursos para ações de luta. “Estamos passando por essa crise econômica sem diminuir nossa arrecadação, o que indica que os servidores reconhecem os valiosos benefícios de permanecerem filiados. Além disso, mantivemos toda nossa equipe, que recebeu a recomposição salarial anual e os pagamentos em dia”, comemora o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues.

A nova diretoria também assumiu os trabalhos com foco no aumento da participação feminina. Uma das primeiras ações foi a criação do Núcleo das Mulheres do SINJUS. Desde então, foram implementadas as sessões de terapia em grupo e o Projeto Círculo do Livro. Também são realizados minicursos e lives com temas demandados pelas próprias participantes, destacando-se, ainda, os convênios exclusivos para quem faz parte do grupo. “O Núcleo surgiu para ajudar as filiadas a entenderem mais suas particularidades, necessidades e direitos como mulheres, seja no ambiente de trabalho, em casa ou na sociedade. Tem sido um espaço de troca, de escuta e de empoderamento”, afirma a diretora administrativa e coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio.

Outros dois grupos que continuam recebendo atenção durante o período de pandemia são o Núcleo das Pessoas com Deficiência (NPD) e o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP). As atividades desenvolvidas anteriormente, como aulas de Yoga e música, memória ativa, pintura e informática foram adaptadas para a internet.

O SINJUS criou um grupo de trabalho para discutir e analisar as necessidades do NPD no atendimento interno aos filiados e também para avançar nas demandas que precisam ser cobradas do TJ. Como exemplos, temos o requerimento de prioridade dos servidores com deficiência no teletrabalho, como determina o Conselho Nacional de Justiça, e o requerimento de acessibilidade no âmbito da informação e comunicação, por parte do Tribunal em suas redes sociais. Vale destacar que todas as lives e vídeos do SINJUS contam com intérprete da Língua Brasileira de Sinais e legendas.

Em relação aos aposentados, a reunião mensal do NAP foi mantida por meio virtual e o Sindicato passou a oferecer atendimento psicológico gratuito para os interessados. “Tivemos o cuidado de estreitar os laços com os filiados neste momento em que muitos precisaram ficar isolados de suas famílias para proteger a saúde. Além das reuniões, conversamos por meio dos grupos de WhatsApp”, explica o diretor de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar.

Além dos novos membros que passaram a integrar a Diretoria, a nova gestão também trouxe renovação com os diretores suplentes. As servidoras Conceição Camurça, Janaína Barbosa, Isabela França e Renata Maciel e o servidor Daniel Rocha têm sido fundamentais na busca de soluções e estratégias para lidar com essa fase desafiadora.

Fique ligado em nossas mídias para ficar sempre informado sobre as ações e projetos do SINJUS!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco