Os podcasts são uma ótima plataforma para entender melhor o feminismo porque usam uma linguagem acessível e um tom de conversa informal, como se você estivesse em uma roda de conversa com suas amigas e seus amigos. Os podcasts feministas que indicamos abaixo são exemplos repletos de informação, entrevistas, falas de convidadas especiais que abordam questões de gênero, empoderamento feminino, desigualdade no ambiente de trabalho, opressão, relacionamentos, pressão estética, entre outros temas importantes.

Mamilos

Cris Bartis e Juliana Wallauer, desde 2014, têm a proposta de debater os assuntos mais comentados nas redes sociais e as pautas mais polêmicas que rondam nosso cotidiano. Como elas mesmo dizem, a meta é construir pontes através de um jornalismo de peito aberto. Durante os episódios, elas buscam trazer convidados com diferentes pontos de vista para conversas aprofundadas, sempre com muita empatia, respeito, tolerância e bom humor para discutir o feminismo, além de vários outros temas atuais e importantes.

Ouvir o podcast: Mamilos


Calcinha Larga

Este é um podcast que fala sobre maternidade, mas não é para mães perfeitas. Os debates giram em torno da desromantização da maternidade e a quebra de muitos tabus, sempre com bastante humor. A apresentação é da escritora Tati Bernardi, a também escritora Camila Fremder e a atriz Helen Ramos, também conhecida como Hel Mother.

Ouvir o podcast: Calcinha Larga


Maria vai com as outras

Este é um podcast de entrevistas da Revista Piauí com produção da Rádio Novelo. Apresentado por Branca Vianna, os episódios falam sobre mercado de trabalho, vida afetiva, família, entre outros temas.

Ouvir o podcast: Maria vai com as outras


Outras Mamas

Criado e apresentado pela dupla Barbara Miranda e Thais Goldkorn, o foco temático na maioria dos episódios é o veganismo e feminismo sob várias perspectivas, como por exemplo, os episódios que falam do que feminismo tem a ver com anarquismo (ep. 89), o que veganismo tem a ver com marxismo (ep. 85), entre muitos outros.

Ouvir o podcast: Outras Mamas


Afetos

Neste podcast, Gabi Oliveira e Karina Vieira conseguem trazer de forma muito única uma conversa sobre suas subjetividades, falando sobre sentimentos, as relações com as outras pessoas, os afetos que nos aproximam e nos afastam dos outros. Além da experiência das apresentadoras, as podcasters também abrem espaço para as ouvintes falarem. Além da discussão sobre feminismo, elas trazem em vários episódios discussões sobre o feminismo negro, responsabilidade afetiva, masculinidade tóxica, a construção de personagens negros na ficção e outras pautas essenciais.

Ouvir o podcast: Afetos