ARTIGO

COMO A TECNOLOGIA ESTÁ SALVANDO VIDAS NA PANDEMIA

segunda-feira, 05/04/21 18:48

A pandemia causada pela Covid-19 foi a primeira da história da humanidade na qual as ferramentas de comunicação e as mídias sociais estão sendo utilizadas em larga escala para que continuemos nos relacionando, mesmo estando fisicamente distantes. Assim, por meio de redes sociais, chamadas de vídeo e reuniões virtuais, grande parte da população mundial está conseguindo se manter produtiva e em contato com as pessoas próximas.

Mas não é somente de forma indireta que a tecnologia tem ajudado no combate à pandemia: são vários os exemplos de como seu uso contribuiu para a redução da perda de vidas para a doença causada pelo coronavírus.

Concentrador de oxigênio portátil de baixo custo

Uma equipe de pesquisadores no Laboratório de Energia Eletroquímica do MIT (EEL) está trabalhando em um concentrador de oxigênio portátil e de baixo custo que consegue carregar cilindros de oxigênio utilizados em hospitais, com o objetivo de melhorar o gerenciamento clínico em instituições sobrecarregadas com pacientes de Covid-19, além de fornecer soluções que poderiam ser adotadas em locais com infra-estrutura limitada, como hospitais de campo ou países em desenvolvimento.

Impressão 3D

Startups e pesquisadores estão produzindo projetos gratuitos de ventiladores hospitalares que podem ser fabricados utilizando impressoras 3D; além disso, também há equipes imprimindo válvulas que são utilizadas em respiradores de oxigênio.

Reaproveitamento de ventiladores hospitalares

Outro projeto, também do MIT, desenvolveu um método para dividir ventiladores hospitalares de modo a poder tratar dois, ou potencialmente mais, pacientes de cada vez, em vez de apenas um. A abordagem deles é destinada apenas como um último recurso, quando não há ventiladores suficientes para atender à necessidade.

Apps de rastreamento de pessoas com Covid‑19

De acordo com a Wikipedia, mais de 30 países já desenvolveram ou planejam lançar aplicativos projetados para o rastreamento de pessoas com Covid-19. Em um estudo feito pelo time do professor Christophe Fraser do Big Data Institute da Universidade de Oxford, um surto de coronavírus em uma cidade de um milhão de pessoas é interrompido se 80% de todos os usuários de smartphones participarem de um sistema de rastreamento. O rastreamento da doença é feito utilizando-se GPS e/ou Bluetooth.

Apesar de estarmos numa época em que é difícil encontrarmos motivos para se ter esperança, essas ações conjuntas de pesquisadores, governos e empresas estão sendo fundamentais para que consigamos enfrentar e passar por essa crise de modo a termos menos perdas e tristezas. Isso também nos reforça o sentimento de que a ação coletiva de vários setores da sociedade em torno de uma causa é a melhor forma de conseguirmos resultados mais rápidos e eficazes para os problemas.

Fontes:

https://news.mit.edu/2021/delivering-life-saving-oxygen-during-pandemic-0105

https://www.medpagetoday.com/infectiousdisease/covid19/87340

https://en.wikipedia.org/wiki/COVID-19_apps

 

Alexandre Gomes

É graduado em Ciência da Computação com especialização em Deep Learning pelo instituto Deeplearning.ai. Atualmente, é pós-graduando em Engenharia de Dados no IGTI. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2006 e é servidor do TJMG desde 2013. Também é organizador dos eventos Pydata BH e embaixador de Inovação Cívica na Open Knowledge Brasil.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO FERRAMENTAS PARA O TELETRABALHO segunda-feira, 03/05/21 20:20

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco