Autoestima é uma palavra muito além do que você imagina

terça-feira, 22/12/15 15:30

 

 

 

 
Convivemos todo o tempo com jargões e expressões “prontas” e conclusivas sobre a vida e seus desafios. Fazer o quê? É a era da comunicação rápida e superficial. Palavras como surto, depressão, hiperatividade, dentre tantas outras, saíram da literatura técnica de saúde e se tornaram usuais na comunicação. E esvaziaram-se de valor. Ficaram banais.
 
Um destes termos que caiu na “boca do povo” para o bem e para o mal foi autoestima, que se tornou, graças à mídia, sinônimo de beleza exteriorizada, aparência e cuidados consigo mesmo. Perfeita para vender cosméticos e procedimentos estéticos, principalmente. E para fortalecer a perspectiva egocêntrica e individualista perante a vida.
Porém, a extensão de significado e valor desta expressão vão muito além. Consultando o dicionário encontrei que em psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. Podemos ter auto estima em maior ou menor grau, a chamada baixa autoestima.
 
 A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes, por exemplo: "eu sou competente/incompetente", "eu sou benquisto/malquisto"; e emoções autossignificantes associadas, por exemplo: triunfo/desespero, orgulho/vergonha. Também encontra expressão no comportamento, por exemplo: assertividade/temeridade, confiança/cautela.
 
Estimar a si próprio proporciona posicionamentos e comportamentos fundamentais perante a vida, conforme percebemos nas definições acima.
 
E por outro lado, entendemos que a estima por si mesmo é consequência de ações corretas, conquistas e realizações verdadeiras e coerentes ao viver a própria vida. É um sentimento que brota quando sabemos que vivemos nossa vida com dignidade.
 
Outros dois termos que são muitas vezes usados como sinônimos de autoestima:autoconfiança e autoaceitação.
Muito além da mera preocupação com a autoimagem por si mesma, que eu entendo que virá como consequência desta consistência interior de valores, e que será bonita, quanto mais pudermos expressar o que temos de melhor.

 

Conte com a Terapia de Expansão do Ser em sua jornada de resgate da autoestima!

 

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Meus últimos artigos

ver mais
Do que precisa uma mãe? sexta-feira, 06/05/16 16:00
UM CONVITE AO CUIDAR-SE sexta-feira, 26/02/16 18:00

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco