O Assédio Moral no Trabalho

terça-feira, 09/10/12 14:00

* Arthur Lobato

Um dos significados da palavra assédio é "submeter sem tréguas a pequenos ataques repetidos". Na história das guerras de conquistas, o assédio era o cerco a uma cidade fortificada, executado por um exército assediador que bloqueava a comunicação da cidade com o mundo externo, minando assim a resistência da cidade e de seus cidadãos.

A execução do assédio moral no trabalho também vai minando a capacidade do trabalhador, que isolado do grupo, com o tempo, também "capitula", rende-se, desiste.

A marca da maldade
O assédio moral no trabalho deve ser compreendido como um processo perverso e autoritário por parte do assediador. Todo assédio é realizado de forma oculta, dúbia, maliciosa, dando margem a diversas interpretações por parte do assediado, causando um adoecimento psíquico/emocional da vítima.

Em todo assédio moral, há constantes agressões pontuais, sistematizadas, geralmente contra pessoas competentes e questionadoras. Há, por parte do assediador, uma intencionalidade em prejudicar, em fazer o mal. Existe uma ambivalência do discurso, na qual o que é feito é negado, o dito vira não dito. O assediador sempre conta com alguém do grupo de trabalhadores para validar o assédio.

Em todo assédio moral sempre há a questão de não se aceitar a diferença do outro, seja por gênero, crença, raça, estética, idade, etc. O assédio moral é uma prática autoritária e desumana, os danos psíquicos causados à vítima são, muitas vezes, irreversíveis.

As vítimas de assédio mantém um sentimento de terem sido rejeitadas, maltratadas, desprezadas, humilhadas e desejam mais do que tudo o resgate de sua dignidade.

Somente a prevenção o debate e esclarecimento pode cortar este mal pela raiz.


* Arthur Lobato é psicólogo, pesquisador do assédio moral no trabalho
* Artigo publicado no jornal Expressão Sinjus Nº 154, em 10 de outubro de 2007

Arthur Lobato

É psicólogo da área de saúde do trabalhador. Integra a equipe da Comissão de Assédio Moral do SINJUS-MG. Participou de Congressos Internacionais sobre o tema no Brasil, Argentina e México. Sócio colaborador da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO O Trabalho liberta? sexta-feira, 26/05/17 16:51
Depressão e absenteísmo no trabalho sexta-feira, 18/11/16 15:00
Metas, Produtividade e Assédio Moral segunda-feira, 29/08/16 18:00

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco