ARTIGO

Coronavírus x nutrição: como melhorar a imunidade

quarta-feira, 18/03/20 17:08

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia de coronavírus (Covid-19), vem vitimando milhares de pessoas. Nesse momento, garantir uma alimentação equilibrada é uma das principais estratégias para fortalecer o sistema imunológico e reduzir os sintomas de infecção.

Se a pessoa se alimenta bem, tende a ter uma imunidade melhor, porém inúmeros fatores influenciam. Se ela já tem um vírus latente e está passando por uma situação de estresse ou se pegar muito sol, por exemplo, mesmo que se alimente bem, o vírus pode se manifestar. Mesmo quando a imunidade está baixa, manter uma alimentação balanceada pode ajudar a garantir uma reserva de vitaminas e nutrientes para melhor responder às infecções.

Algumas dicas importantes de alimentos benéficos para o sistema de defesa no organismo:

  • Iogurte com lactobacilos: os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico;
  • Suco verde com clorofila: rico em zinco, ferro e vitamina C. Um exemplo é o suco de agrião com laranja;
  • Cogumelo shitake: possuem uma substância que estimula a produção das células de defesa do organismo;
  • Gengibre: fortalece o sistema de defesa do organismo. O ideal é consumi-lo antes das refeições para ajudar no processo digestivo. Pode ser usado em conserva com vinagre (bastante comum na culinária japonesa), na preparação dos pratos ou como chá, uma vez por semana. Dica: aproveite os benefícios do gengibre acrescentando de 8 a 10 rodelas na sua garrafinha de água e tome durante todo o dia;
  • Alho: Em sua forma natural, cru, pode ser adicionado ao azeite e usado diariamente ou o óleo de alho;
  • Própolis: são encontradas na sua composição química flavonoides, vitaminas e minerais como zinco, silício e cálcio, reforçando assim o sistema imunológico (ideal: 25 gotas/dia);
  • Chá verde: é rico em flavonoides que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais forte contra infecções causadas por vírus e bactérias;
  • Ostras, castanhas do Pará e de caju, semente de abóbora: ricos no mineral zinco. O zinco faz com que o timo, que desempenha papel importante em nossas defesas, seja estimulado a se desenvolver. (Castanhas do Pará: 3 unidades/dia);
  • Cenoura, laranja, damasco, espinafre, outros legumes e frutas de cor amarelo ou alaranjados: o betacaroteno presente nestes alimentos estimula células imunológicas protetoras;
  • Limão, laranja, acerola, abacaxi: são ricos em vitamina C, que melhora o sistema imune por atuar como antioxidante, protegendo as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções;
  • Água: beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Dessa forma, ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo por meio do suor e da urina.

Fique atento! Esse não é o momento para radicalizar! Dietas restritivas como Low carb, jejum intermitente e outras, prejudicam seu sistema de defesa, pois não fornecem nutrientes adequados para reforçar seu sistema de defesa!

Heloisa Helena

Especialista em Nutrícia Clínica, a área da nutrição que foca na ingestão adequada de alimentos e nutrientes para resistência a doenças. Heloísa também atua na área de nutrição esportiva, voltada para praticantes de atividades físicas.

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