ARTIGO

Hábitos saudáveis na prevenção do câncer de mama

terça-feira, 22/10/19 09:40

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer tem causa multifatorial. Podemos ter nossa genética voltada para um desenvolvimento futuro, porém, o meio em que vivemos, como vivemos, como sentimos, como nos comportamos, como nos alimentamos, como nos exercitamos, como cuidamos do nosso organismo como um todo, pode refletir ou não no desenvolvimento do câncer. E sabemos que mesmo se tivermos uma genética favorável ao desenvolvimento do câncer, podemos silenciá-la por meio da aquisição de hábitos e atitudes do nosso dia a dia.

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O segredo para uma boa alimentação é o equilíbrio. Confira as recomendações:

– Consumir cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes. Consumir com frequência os vegetais crucíferos como: repolho, brócolis e couve (devem ser consumidos levemente cozidos, pois o excesso de calor pode destruir boa parte das vitaminas, eliminando também os compostos com ação anticancerígenas);

– Os grãos e cereais integrais diminuem o tempo de permanência de substâncias cancerígenas no organismo e, por isso, fazem muito bem à saúde;

– Beber leite e incluir derivados desnatados é sempre uma boa pedida;

– Os alimentos cozidos ou assados devem ser priorizados. Outra dica é evitar os industrializados e, sempre que possível, preparar a sua própria comida;

– A forma de preparo também é importante. As frituras são maléficas, pois nesse método de cocção há formação de acroleína – substância química cancerígena. Segundo pesquisas, um peito de frango frito submerso em óleo por 20 minutos contém mais de nove vezes a quantidade de compostos tóxicos do que um peito de frango cozido em água por uma hora. Churrascos e alimentos defumados absorvem substâncias da fumaça (como o alcatrão – o mesmo encontrado no cigarro) e, quando ingerimos frequentemente, aumentamos o risco de desenvolver a doença.

– Outros alimentos contêm agentes cancerígenos (como nitrito e nitrato) na composição e devem ser evitados. É o caso das carnes processadas, defumadas, curadas ou salgadas (carne de sol, charque e peixes salgados) e os embutidos, como linguiça, mortadela e salame.

– Limite o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal.

– Açúcar e sal: use-os com moderação! Substitua o sal por temperos naturais, alho, cebola, gersal (sal com gergelim), ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras).

Heloisa Helena

Especialista em Nutrícia Clínica, a área da nutrição que foca na ingestão adequada de alimentos e nutrientes para resistência a doenças. Heloísa também atua na área de nutrição esportiva, voltada para praticantes de atividades físicas.

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