ARTIGO

Dicas e cuidados nutricionais diante da COVID-19

quarta-feira, 15/04/20 12:17 ID da Imagem: 362713848 Direitos de Autor: Milkos

O Brasil enfrenta um significativo aumento do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. Lembre-se de que a obesidade é um fator de risco para várias doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. São doenças que colocam pessoas em grupo de altíssimo risco quando se trata da Covid-19.

Diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19) que está afetando todos os aspectos de nossas vidas, e especialmente em função do isolamento social necessário que nos impõe a um novo modo de viver, uma alimentação saudável é primordial para manter a saúde. E é especialmente importante para manter seu sistema imunológico em ótimas condições, sem esquecer das medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações.

Dicas de armazenamento e preparo dos alimentos:

1. Antes de colocar os insumos nos armários ou despensas, lave as embalagens com água e sabão e borrife álcool 70% ou solução clorada. Veja na embalagem do produto a diluição adequada.

2. Retire frutas, verduras e legumes das embalagens e armazene em fruteiras. Se for para a geladeira, higienize antes.
Armazene em potes ou sacos próprios para refrigeração. Antes de consumir frutas, verduras e legumes crus, lave em água corrente e sanitize com hipoclorito de sódio (água sanitária)
A higienização é fundamental e deve ser seguida com cuidado, para evitar riscos à saúde!
Priorize o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando cascas, talos e sementes.
Após servir as refeições, os alimentos que estão na panela precisam ser armazenados em potes fechados na geladeira. Podem permanecer sob refrigeração na geladeira por até 3 dias.

3. Quanto mais você souber aproveitar integralmente os alimentos que comprou, mais preparos garantirá para seu consumo e o de sua família. Frutas frescas mais resistentes: maçã, laranja, limão, goiaba, melão, abacaxi. Podem ser utilizadas também as frutas secas e congeladas.

4. Não lave as frutas antes de colocar na fruteira, somente antes do consumo!
Legumes frescos e resistentes: aipo, brócolis, cebola, batata, batata doce, inhame, cenoura, abóbora. Esses podem ser branqueados e congelados.
Ovos frescos devem ser armazenados em recipientes com tampa sob refrigeração. Observe se os potes com tampa garantem a boa vedação.
Feijão, leguminosas (lentilha, grãos, soja…) podem ser cozidos e congelados em porções familiares ou individuais. Congele na quantidade adequada para consumo.

5. Frango, carne bovina e peixes congelados são ideais para planejamento do cardápio.

6. Lave ou troque a embalagem por outras adequadas.
Observe o pote mais adequado ao armazenar no freezer. Não utilize vidros.

7. No momento de guardar os alimentos, organize de tal maneira que tenha acesso rápido aqueles cujo prazo de validade é mais curto. Ao armazenar, siga a orientação PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)

8. Observe também a data na hora das compras. Observe a validade nas embalagens de leite fresco. Caixas ou latas em pó têm maior durabilidade.

Se cuide, proteja sua saúde e FIQUE EM CASA!

Fonte: ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição

Heloisa Helena

Especialista em Nutrícia Clínica, a área da nutrição que foca na ingestão adequada de alimentos e nutrientes para resistência a doenças. Heloísa também atua na área de nutrição esportiva, voltada para praticantes de atividades físicas.

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