É possível melhorar nossa memória?

sexta-feira, 15/07/16 17:00

*por Débora Guizoli

No envelhecimento é comum queixarmos da nossa memória. Às vezes começamos a esquecer onde colocamos os objetos, esquecemos nomes, endereços, e em casos mais graves os esquecimentos começam a atrapalhar nosso cotidiano. Quando isso ocorre, devemos procurar ajuda profissional.

Mas como podemos melhorar nossa memória para que os esquecimentos não se agravem? Apesar de não existir uma maneira de resgatar toda a memória perdida, é possível melhorar em muitos casos o desempenho da mesma por meio de estratégias cognitivas e comportamentais. O cérebro quando é estimulado, se reorganiza e novas sinapses (ligações entre neurônios que são as células cerebrais) são criadas, possibilitando diferentes respostas para o ambiente.

A Memória Ativa, por meio do treino cognitivo (processo de aquisição de conhecimento) contribui para ativar o cérebro e assim melhorar nossa memória. Essa melhora é bastante perceptível nos frequentadores da Memória Ativa . Nela são realizados exercícios de memória, raciocínio, linguagem, associação, orientação entre outros, praticados de maneira sistemática, para aumentar o desempenho cerebral, ou seja, aumentar as conexões entre os neurônios. A Memória Ativa  também possui função terapêutica, pois é um trabalho clínico em grupo com objetivo de promover a socialização e a sensação de amparo mútuo, fundamentais para o bem estar e saúde mental reduzindo assim a ansiedade e a depressão, fatores estes que prejudicam a memória.   

Farei uma pequena lista de estratégias cognitivas e comportamentais ensinadas na Memória Ativa :

· Seja organizado, cada objeto deve ter um lugar específico em casa.

· Diga em voz alta onde está deixando o objeto, o cérebro registra melhor quando ouve nossa voz.

· Quando for apresentado a uma pessoa diga o nome dela na conversa várias vezes.

· Leia sempre! Mas evite ler em lugares barulhentos e escolha uma cadeira boa para que fique bem confortável, mas que não dê sono. Dê preferência para uma parede vazia à sua frente para evitar distrações e aumentar a atenção. Faça perguntas para você mesmo sobre cada parágrafo lido. Escreva um resumo do capítulo antes de começar o outro.  Isso facilitará o entendimento e aumentará a fixação do conteúdo lido.

·  Ative os cinco sentidos do corpo humano (audição, olfato, paladar, tato e visão) principalmente em lugares abertos.

· Aprenda sempre algo novo, como por exemplo, uma curiosidade geográfica, outro idioma, uma dança nova, etc.

· Utilize agenda e lembretes. Estes recursos externos nos ajudam a organizar nossa rotina.

· Faça a lista de compras organizada por categorias de itens, memorize-a em casa e leve-a para o supermercado. Tente lembrar-se da lista sem consultá-la, só conferindo os itens no final, antes de pagar.

· Pratique esportes e tenha uma alimentação equilibrada.

· Durma com qualidade.

Portanto, caro leitor, estas são algumas dicas trabalhadas na Memória Ativa que possibilitam uma melhora desta importante função cerebral. Mas lembre-se de praticá-las com disciplina e se possível participe de treinamentos de estimulação cognitiva! A memória necessita de estímulo constante!

Débora Guizoli

Psicóloga (CRP 04/31433)

(Instrutora de Memória Ativa )

Pós-graduanda em Gerontologia pela PUC/MG

[email protected]

www.memoriaativa.com.br

 

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora da Memória Ativa no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Meus últimos artigos

ver mais
O que pode prejudicar nossa memória? sexta-feira, 18/11/16 15:00
Artigo: Em busca da Felicidade quarta-feira, 14/09/16 18:00

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco