Oficialmente, começa a corrida eleitoral. Qual o nosso papel?

segunda-feira, 07/07/14 13:00
 
Nesta semana, começou oficialmente a campanha eleitoral que vai definir os nomes que assumirão as cadeiras do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, dos Estados e a cadeira da Presidência da República, em votação que acontece no dia 5 de outubro. As eleições majoritárias ainda poderão acontecer em segundo turno, no dia 26/10. E qual o nosso papel?
 
Em Minas Gerais e no Brasil, a polarização PT x PSDB domina a cena, apesar de o PSB correr por fora, na tentativa de quebrar essa hegemonia de disputa. Outros “partidos menores” lançam seus candidatos, mas, dificilmente terão chance. Estima-se que os “grandes partidos” terão uma despesa próxima a 1 bilhão para realizar sua campanha presidencial. Sobre o governo de Minas, Pimenta da Veiga disse que vai gastar 60 milhões e Pimentel, 40 milhões. Um candidato a deputado estadual vai ter que gastar cerca de 3 milhões e um deputado federal, cerca de 5 milhões! É a festa da democracia?
 
Nesse contexto econômico, excetuando o ex-presidente José Sarney, que se aposentou, ou aqueles que se envolveram em esquema recente de corrupção, já conhecemos a maior parte dos que novamente se reelegerão ou deixarão sucessores. Ainda é assim, infelizmente. Seja pela nossa omissão ou, como dizia Renato Russo, pela nossa falta de bom senso.
 
Mas essa mesma democracia nos proporciona novas oportunidades e estamos novamente em período eleitoral. É, portanto, momento de avaliarmos os últimos quatros anos dos governos estadual e federal e a atuação de deputados e senadores.  É momento de avaliarmos se aqueles que se opõe aos que aí estão pretendem implementar as grandes mudanças estruturais de que necessitamos ou somente querem (re)tomar o poder político.
 
Em Minas e no Brasil, precisamos fazer uma avaliação imparcial da realidade. Como estávamos antes dos governos que aí estão? O saldo de cada um qual é? Andamos para frente ou para trás? Quais as perspectivas que vejo em cada um? Nossos deputados e senadores atuaram bem? Fizemos nossa parte enquanto cidadãos?
 
É momento de sermos proativos e protagonistas da transformação política neste País. Precisamos eleger candidatos que, de fato, pretendam promover as reformas de que precisamos, especialmente a reforma política. Valores absurdos como os que citamos aqui para eleger um candidato não podem ser vistos como normais. A eleição ainda é praticamente censitária no Brasil. Isto não é democrático, pois retira da política pessoas qualificadas.
 
Portanto, é papel daqueles que pretendem um Brasil e uma Minas Gerais melhores de fato, e não virtualmente, contribuir com voto de qualidade nas urnas no dia 5 de outubro.
 

  

Wagner Ferreira

É bacharel em direito com especialização em Poder Judiciário. Servidor efetivo do TJMG desde 2002, ocupando o cargo de oficial judiciário. Atua na diretoria do SINJUS-MG desde 2011, sendo coordenador-geral do Sindicato entre 2013 e 2020. Atualmente é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS e vereador de BH.

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco