RETROSPECTIVA

SINJUS SE REINVENTA PARA SUPERAR OS DESAFIOS DE 2020

sexta-feira, 18/12/20 19:23

O ano de 2020 foi desafiador para todos, em especial para os servidores do Judiciário mineiro. Diante do cenário de pandemia da Covid-19, a categoria se desdobrou, muitas vezes se arriscando, para garantir ao cidadão o acesso à Justiça. Mesmo com o empenho e os resultados, a categoria foi alvo de inúmeros ataques que tiveram como objetivo fragilizar ou retirar seus direitos. Nesse cenário, o SINJUS-MG se reinventou para poder lutar em defesa dos servidores e também oferecer serviços e benefícios para os seus filiados.

Ao longo de todo o ano, o SINJUS promoveu inúmeras iniciativas e liderou pleitos junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e a deputados estaduais e federais, com o objetivo de defender os interesses dos servidores. Apesar das adversidades, o Sindicato mostrou que a sua combatividade sempre resulta em avanços para a categoria.

“A necessidade de distanciamento social trouxe muitos desafios. Já no início do ano, tivemos que começar a batalha para que o TJMG adotasse medidas efetivas para garantir a saúde das servidoras e dos servidores. Ainda no âmbito do Tribunal, seguimos firmes cobrando da Presidência o respeito aos direitos da categoria, como a Data-Base e a Promoção Vertical. Essas são lutas que continuarão sendo travadas pelo SINJUS em 2021. Houve ainda um grande esforço que conteve danos ainda maiores na luta contra a Reforma da Previdência em Minas”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O dirigente e os demais membros da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do SINJUS tomaram posse em maio, após a entidade realizar a sua primeira eleição por meio virtual. O processo seguiu todos os procedimentos legais e o sistema usado na votação garantiu a confidencialidade, a confiabilidade e a integridade dos votos.

Datas-Bases

Em março, após atrasos, as Datas-Bases 2018 e 2019 com recomposição integral do período foram sancionadas pelo governador. Contudo, uma nova batalha teve início para cobrar a quitação dos valores retroativos dessas revisões anuais, evitando-se parcelamento em “36 vezes” como foi tentado no passado, além de ter começado, em maio, uma luta pela abertura das negociações em torno da Data-Base 2020. “O ano atípico em decorrência da pandemia impediu maior mobilização. Tentamos inúmeras vezes dialogar com a Presidência do TJMG, mas, agora em 2021, vamos intensificar a pressão por esse direito, pois são 12,43% de perdas salariais”, defende Alexandre Pires.

Promoção Vertical

No início deste ano, o TJMG homologou e reposicionou os servidores aprovados na Promoção Vertical 2018. Em maio, com a pandemia forçando o distanciamento social, o SINJUS promoveu duas edições do Curso Online Reta Final de Preparação para a PV 2020. A iniciativa se mostrou um sucesso, com todas as vagas preenchidas em poucos dias de inscrição. “Esse projeto foi muito importante, pois qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento das carreiras dos filiados”, observa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

O direito à PV também foi objeto de muita luta com a Presidência do TJMG, que demorou mais de um ano para fazer o apontamento das vagas da PV 2019 e que só pretende abrir o edital da PV 2020 no próximo ano. “Com a unificação das carreiras, servidores de 1ª e 2ª instâncias vão disputar conjuntamente as vagas na PV 2020. Vamos detalhar todas as mudanças, mas certamente os nossos filiados estarão bem preparados devido aos cursos e às orientações que o SINJUS disponibilizará exclusivamente para eles”, complementa Wagner Ferreira.

Reforma da Previdência estadual e Reforma Administrativa federal

A luta sindical foi fundamental para reduzir os danos na Previdência dos servidores estaduais mineiros. A proposta original do governador Romeu Zema (NOVO) previa retirada de uma série de direitos, mas a união das entidades e as muitas articulações com deputados estaduais aliados impediram grandes retrocessos. Durante seminário realizado pela ALMG, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, foi destaque entre os debatedores. Na oportunidade, o dirigente criticou a tramitação da Reforma em plena pandemia, sem a possibilidade de participação dos servidores nas discussões (clique aqui e assista ao vídeo).

Já no âmbito nacional, o SINJUS se juntou a outras 28 entidades do País, que representam mais de 400 mil servidores, no Movimento a Serviço do Brasil. O objetivo é conscientizar a população e os parlamentares sobre pontos da Reforma Administrativa e da PEC Emergencial que são lesivos ao cidadão. Com a articulação, a discussão da proposta foi adiada para 2021, e o SINJUS continua acompanhando de perto as movimentações em torno do assunto.

Combate à Covid-19 no TJMG

Quando a pandemia começou a vitimar pessoas no Brasil, o SINJUS iniciou uma forte campanha cobrando do TJMG a suspensão do expediente. Certamente, a adoção do plantão extraordinário evitou a rápida disseminação do vírus no Judiciário mineiro. Ao longo de todo o ano, o Sindicato realizou reuniões diretas com o Corregedor-Geral de Justiça, com o Primeiro Vice-Presidente, com o presidente do Tribunal de Justiça Militar e diversos gestores na defesa da saúde dos trabalhadores.

Fiscalizamos também os protocolos implementados, buscando a solução dos problemas com os responsáveis e lutamos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que o grupo de risco tivesse direito à permanência no trabalho remoto. “Neste momento, em que o número de casos e a taxa de ocupação de leitos de UTI voltou a ser preocupante, o SINJUS está solicitando novamente a adoção do teletrabalho após o recesso forense”, destaca a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Adriana Teodoro.

Inovação e novos serviços aos filiados

Em 2020, o SINJUS não parou de implementar soluções para aprimorar os serviços e benefícios aos seus filiados e também aos servidores. Logo no início da pandemia, foram iniciadas negociações com empresas parceiras que resultaram no Pacote Emergencial de Convênios de Saúde, com descontos exclusivos em farmácias, clínicas, centros de diagnóstico e profissionais de saúde. Outros convênios continuam sendo firmados para ampliar a gama de benefícios.

Por meio dos canais online, nenhum filiado ficou sem suporte. Os atendimentos do Sindicato passaram a ser oferecidos por meio de videoconferências, e-mail ou WhatsApp, entre eles as assessorias jurídicas e previdenciária, as consultas nutricionais e psicológicas, as demandas do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), as reuniões do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) e os projetos Independência Digital e Memória Ativa, além das assembleias gerais que debateram assuntos de interesse dos filiados e da categoria.

Outra iniciativa liderada pela nova Diretoria é o Núcleo da Mulher do SINJUS, que já realizou uma série de iniciativas para promover o empoderamento das mulheres e atender com mais atenção às necessidades e demandas específicas desse grupo, que é maioria dentro do TJMG e do TJMMG. Merecem destaque as sessões de terapia em grupo, o Círculo do Livro, os minicursos e o Projeto Poderosas, que valorizou as guerreiras que lutam contra o câncer ou superaram a doença. “O Núcleo nasceu para ser um espaço de discussão sobre o papel da mulher na sociedade e no ambiente de trabalho, bem como acerca das várias barreiras que ainda precisam ser derrubadas”, explica a coordenadora do Núcleo da Mulher, Cristiane Sampaio.

Com a necessidade de as interações serem por meio digital, em 2020, o SINJUS aprimorou ainda mais as suas mídias sociais, facilitando que informações de interesse cheguem rápido às servidoras e aos servidores, por meio do site, Facebook, Instagram e YouTube. Nessa última plataforma, ao longo do ano, promovemos diversas lives que abordaram assuntos como carreira e direitos dos servidores, saúde física e mental, cuidados com a covid-19, finanças, entre outros.

Distancial Dining SINJUS

Infelizmente, devido à Covid-19, os planos para a confraternização de final de ano tiveram que ser alterados, mas o SINJUS encontrou meios de tornar o momento inesquecível. O Distancial Dining foi uma experiência inovadora, que aproximou ainda mais o Sindicato dos filiados e seus familiares. Essa foi apenas uma das ações promocionais que, com o apoio de nossos parceiros, viabilizaram a realização de muitos sorteios de brindes ao longo do ano.

“Em 2020, mais uma vez, o SINJUS mostrou ser um sindicato diferenciado. Temos diretores e uma equipe de funcionários diferenciados. O SINJUS não parou e não vai parar de lutar pelos direitos dos servidores e de aprimorar os serviços e vantagens para suas filiadas e seus filiados”, complementa Alexandre Pires.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco